sexta-feira, 23 de outubro de 2015

DESFILE FERNANDA YAMAMOTO INVERNO 2016 | SPFW20ANOS | UM COMENTÁRIO



DESFILE FERNANDA YAMAMOTO INVERNO 2016 | SPFW20ANOS | UM COMENTÁRIO
Sempre fico ansiosa antes do início do desfile da Fernanda, um pouco tensa também esperando para ver de pertinho qual será a novidade em novos tecidos que ela apresentará, sim digo isto porque esta é uma das suas especialidades. Há sempre um esmero em criar novas matérias com novas texturas, novas propostas de tecidos, foi com muita delicadeza e perfeição o trabalho apresentado na confecção de cada roupa criada e confeccionada que pudemos ver ontem.
Esta coleção é muito especial, já nos ensaios apresentados aos poucos por ela, nas redes sociais, podíamos começar a imaginar o que poderia ser criado como coleção. Quando recebi o convite, este já era diferente por trazer delicadeza em um quadrado de Renda Renascença que é preso com fio de linha colorido no qual o desenho para fixá-lo é o mapa da Paraíba, uma sutil e linda homenagem ao estado do Brasil que lhe apresentou as rendeiras.
Imagem do Convite do Desfile | Fernanda Yamamoto | Inv.2016
                               
Vocês já imaginaram quantas horas de trabalho foram necessárias para a conclusão destas poucas roupas apresentadas ontem no desfile? –Sim, poucas ainda, porque se pensarmos são poucas como produção para uma marca, é claro que esta coleção é muito especial, será de peças únicas, não há como realizar duas idênticas. Se começarmos por contar as horas de pesquisa, o tempo que Fernanda levou para conhecer o local, as rendeiras, o trabalho artesanal, como ele se realiza; passar o conceito de criação para estas mulheres desenvolverem cada elemento da coleção e tantos outros detalhes, é impossível mensurar o número de horas levado.
O que é importante ressaltar de todo este trabalho. A Fernanda Yamamoto é criadora, com trabalho autoral, tem assinatura. Nesta coleção ela mais uma vez mostrou a importância de construir uma imagem com identidade para a Moda Brasileira, o fato de ter ido buscar a técnica artesanal da Renda Renascença na Micro Região do Cariri que tem vinte e nove municípios, na Paraíba, visitando estes pequenos lugarejos para conhecer mulheres rendeiras, mostra a sua preocupação em buscar o que temos de raízes e que devemos cuidar das nossas tradições. Não foi até lá, sete vezes, para usar desta técnica de uma forma comum, com os desenhos que já eram realizados; ela esteve convivendo com as rendeiras para trocar conhecimento, se inteirar da técnica e para passar para elas a possibilidade de novas formas de criação, novos olhares. Foi por esta convivência e inteiração que este trabalho pode ser concluído com tanta perfeição.
No release entregue no desfile tem um texto de Mayra Fonseca do – ‘BRASIS. CULTURAS E COTIDIANOS DO BRASIL’ (www.brasis.vc), que é muito interessante e começa assim: “Para além do vestuário, fios podem contar importantes histórias brasileiras para quem posiciona-se de forma sensível para ver”... . E vai por aí afora, o site também é muito interessante, vale a pena visitar.
O trabalho da Renda Renascença foi realizado pelo Coletivo Feminista Cunhã, por setenta e sete mulheres. Pensar que naqueles lugares quentes, secos, áridos estas mulheres após o almoço e seus afazeres de casa pegam suas almofadas e se colocam na frente de suas casas para começar a tecer!... .  Fico pensando e me perguntando, como é possível criar trabalhos tão brancos e delicados nesta situação?... . Fica até difícil acreditar, não é mesmo?... .
 Do Release do Desfile | Fernanda Yamamoto | Inverno 2016



Nesta coleção tudo que podemos ver em tricô; rendas e sua montagem; tingimento; trama e urdume em feltragem ou fios e fitas; a matéria criada com os tecidos finos em camadas; foram criadas manualmente. As rendas chegaram lá da Paraíba e as roupas foram montadas, algumas receberam tingimento também manual, outras foram intercaladas na montagem com feltragem, tecidos, um trabalho muito detalhado e delicado. A cartela de cores é calma e viva ao mesmo tempo, como a nossa natureza, como o nosso inverno, sempre tem cor.
A coleção começa com tricô em tons terrosos, as puras tonalidades da terra seca, as cores que nela podemos encontrar; a saia em fio de couro para representar a sua textura. O terceiro look vem em tom também terroso num degradé sutil, leve que se completa com a tira colorida do sapato - Somente dois brancos - O oitavo a entrar traz um elemento abaixo da cintura em feltrado arroxeado; e assim os caminhos começam a ser traçados... as interferências feltradas me representaram os caminhos percorridos... se assim puder livremente e com licença, interpretar.
Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br

Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br
Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br
Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br
Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br
Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br
Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br

Nos próximos looks, tecidos e rendas, ou só tecidos diferentes se unem em formato de nuvens para formar uma nova matéria, uma nova interpretação para tecidos, são inúmeras camadas delicadamente montadas umas sobre as outras passando sensação de leveza e passagem de ar. Aí para causar um pouco mais de emoção para mim, aparece a trama e urdume em feltrado, um trabalho muito delicado, em cores suaves para dar entrada aos transparentes, são estampas em aguadas aquareladas. Ah! E os jacquards exclusivos da RenauxView (http://www.renauxview.com) e da Innovativ (http://www.innovativ.com.br), são lindos; nos looks em tons de cinza com a estampa que se inspira nas paisagens; os outros com a estampa em árvores é de muita alegria para entrada dos laranjas e das tramas e urdumes coloridas dos últimos looks.
Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br
Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br
Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br
Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br
Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br

Os acessórios:- calçados Manolita, em desenho muito simples e limpo justamente para não interferir nos looks, em tons de pele e só mudavam as listras de cor; em dourado envelhecido, azul claro, verde, rosa, marrom. Poucos chapéus também construídos em trama e urdume; óculos Chilli Beans. A maquiagem de Marcos Costas foi muito, muito natural, praticamente nada; boca cor de boca, tudo muito sutil. Os cabelos tinham leves trançados.

Fotos de Marcelo Soubhia | Ag. Fotosite | www.ffw.com.br
Fotos de Marcelo Soubhia | Ag. Fotosite | www.ffw.com.br
Fotos de Marcelo Soubhia | Ag. Fotosite | www.ffw.com.br
Desfile: Styling - Daniel Ueda; Beleza - Marcos Costa; Direção de Desfile – Renata Jay; Cenário: Daniel Corsi e Montagem – João Batista da Silva; Trilha – Hisato; Vídeo de Abertura – André Seiti e Richner Allan; Comunicação – Namídia.

Hoje Fernanda levou seu desfile ao CÉU DA VILA ATLÂNTICA, mais uma atitude interessante, crianças puderam assistir e verificar como foi o processo de criação e como acontece o SPFW, algumas rendeiras estavam ali para explicar o trabalho, todos presentes puderam fazer perguntas. Esta importância que foi dada 'a quem faz', a homenagem que foi feita no desfile de ontem, é muito difícil de acontecer e ser reconhecida no mundo da moda.

Fernanda, mais uma vez ‘Parabéns’. Não tenho palavras que consigam expressar tudo que sinto por você. Nós sabemos do seu trabalho desde início, tenho muito orgulho de ter participado deste processo. Muito obrigada pelo carinho de sempre e por nunca se esquecer de me oferecer um lugar privilegiado na primeira fila. Desejo-te toda sorte do mundo e muito sucesso. Orgulho por você ser Brasileira.





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