segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Um Primeiro Contato




Para ‘criar’ Moda é preciso saber do passado, viver intensamente o presente, para assim poder prospectar o futuro.


NESTE  INSTANTE  PRESENTE,  NESTE  PRESENTE INSTANTE


“A história é objeto de uma construção cujo lugar não é o tempo homogêneo e vazio mas um tempo saturado de agoras”.    Walter Benjamin



Nesta nova página terei a oportunidade de discorrer sobre o que venho, pesquisando, refletindo, ponderando, debatendo, nestes vinte e oito anos convivendo e contribuindo com a área de Moda no Brasil, tanto no que diz respeito à criação de cursos, como na formação de estudantes em cursos de graduação, pós-graduação e na convivência com empresários de diversos segmentos. 

Tenho plena consciência de não ser nada tão simples assim, falar de assuntos tão delicados e já muito debatidos por especialistas e profissionais desta área que chama atenção de muitos por gerar impressão de ‘glamour’. 

São longos anos de estudos, de análise, de observação no campo de:- Desenvolvimentos de Processos Criativos em Moda; Moda X Cópia; Moda com Assinatura; Moda com Identidade; Formação dos Profissionais de Moda; Mercado de Moda no Brasil; Atuação dos Profissionais de Mercado; Como é Realizada a Seleção dos Profissionais de Moda e como são Contratados; Nível Salarial do Profissional de Moda; Organização e Funcionamento das Empresas, Empreendedorismo, Exportação, Importação; etc... . Todas estas colocações e mais dezenas delas, são questões diárias discutidas com interrogações também diárias nem sempre com animadoras respostas.

Continuo acreditando que, para estudar e trabalhar com ‘Criação em Moda’, independente da área de atuação, considero todo profissional de Moda, ‘um criador’, não importa a área que atue nem a hierarquia, é preciso:-

- Estar Vivo... . Ser Ativo... . Estar Atento... . Ser Interessado Em Tudo Que Esteja A Sua Volta... . Viver Intensamente... . Ter Humildade Para Aprender... . Ouvir... . Sentir... . Viver... . Muitas Vezes Morrer Para Poder Renascer... .

 - Pergunto:- é possível isto acontecer???...  . - Só você poderá responder, não é mesmo?... .

- Faço outra pergunta:- Será que hoje não estamos precisando olhar a nossa volta de uma forma mais carinhosa e sincera?!?!... .

- Deixo uma resposta, num sentido bem simples... . Sim, para poder Sobreviver!... . Sobreviver = continuar a viver, continuar a existir, perdurar, viver... como humanoides neste planeta Terra.

Minha ideia é fazer desse espaço, um lugar para conversar, refletir, trocar experiências com todos àqueles que considerarem interessante estar por aqui de quando em quando.

Sejam bem vindos.

Assim Acredito Assim Prospecto

(Do latim prospectu-, <visto ao longe>, particípio passado de prospicere, <ver para frente>)    

Sandra Harabagi




Nenhum comentário:

Postar um comentário