sábado, 12 de setembro de 2015


 
A CRIAÇÃO E A CONCRETIZAÇÃO DE UMA IDEIA NA CONSTRUÇÃO DE SUA TRIDIMENSIONALIDADE


DUAS PERGUNTAS PARA ESTILISTAS:

- COMO CRIAR NA FORMA BIDIMENSIONAL DE EXPRESSÃO (Desenho) E CONSTRUIR ESTA IDEIA NA FORMA TRIDIMENSIONAL (Moulage)?

 – COMO PASSAR UMA SILHUETA BÁSICA OU UM SHAPE PARA VOLUME?

A modelagem é conhecimento cada vez mais importante para o estilista, o criar no volume e com o material adequado faz com que o produto a ser desenvolvido tome outro caminho no processo de desenvolvimento.

O Curso propõe como primeiro passo uma análise do produto desenvolvido pelo ‘Estilista’ em relação a vários aspectos e como este produto se adequa ao público consumidor em relação aos materiais utilizados e a modelagem. Uma análise das suas últimas criações e produções.

É assim que oferecemos este curso para estilistas recém-formados, com experiência ou com muita experiência, este é o desafio.

- QUAL É O DIFERENCIAL DESTE CURSO?

Em 24 horas-aula queremos sugerir uma nova forma de pensar, não só criar desenhando para depois através de uma ‘ficha técnica’ acompanhar o produto com a modelista, a piloteira, etc. A proposta está em que a ideia saia do papel para a tridimensionalidade. Após a criação da coleção a primeira etapa será a definição e o desenvolvimento das silhuetas básicas da coleção adaptadas aos tecidos escolhidos através da técnica da Moulage.

- É possível em 24 horas- aulas?

SIM. É possível e viável. Através dos conhecimentos teóricos e práticos, assimilar e compreender a filosofia de trabalho aplicada nos processos de ‘Laboratório de Criação’ de Sandra Harabagi e na metodologia de modelagem adotada por Ana Lucia Niepceron ao somar conhecimentos de arquitetura à moulage.

Convidamos os interessados a se inscreverem pelo e-mail sandraharabagi@gmail.com, escolhendo um dos horários para comparecer à Palestra do dia 17 de SETEMBRO de 2015 às 14h30 ou às 18h00, que apresentará os cursos, a filosofia de trabalho a ser adotada e as metodologias aplicadas.

Curso:- De 02.10.2015 à 13.11.2015 | Das 18h00 às 21h00 | 6ª Feiras.


Total de 24 Horas.Aula | Valor R$1110,00

A vista com 10% de desconto R$ 999,00 ou em 03 parcelas de R$370,00 pelo PagSeguro.

ENDEREÇO:- Rua Talmud Thora,77 – Sala02. Bom Retiro. São Paulo. SP.

Programação dos Cursos de Laboratório de Criação no Espaço ELab.


 
CRIAÇÃO E PLANEJAMENTO DE UMA COLEÇÃO DE MODA COM VISÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
 

- É possível ‘Criar Moda’?- É possível criar uma ‘Coleção de Moda’ com ‘Planejamento de Coleção’? - É possível ‘Criar’, formas novas adequadas a um público consumidor? - É possível ‘Desenvolver Produtos’? - É possível ‘Criar’ uma ‘Modelagem’ adequada sendo fiel à criação?

- SIM é possível.

É assim que oferecemos este curso a: estilistas, estudantes e todos aqueles interessados na área de Moda.

Há grande necessidade de desenvolvimento de produtos com dados novos, propostas novas e criativas. O mercado da Moda passa por momentos difíceis, necessita de profissionais que tragam novas perspectivas.

O ‘Processo de Criação’ não é tão simples. É preciso assimilar e criar hábitos cotidianos de pesquisa, resgatando, formando e ampliando o repertório assimilado e vivido.

É de grande importância, pelo estilista, a compreensão da tridimensionalidade, o saber definir uma silhueta e adaptá-la ao tecido escolhido.

Os Profissionais convidados que estarão no curso por ordem de entrada são: Sandra Harabagi, Ana Lucia Niepceron.

- QUAL É O DIFERENCIAL DESTE CURSO?

No ‘Planejamento de Coleção’ a orientação é individual para desenvolvimento de ‘Processos Criativos’ gerando a oportunidade da descoberta de uma identidade, a procura de uma assinatura na criação e desenvolvimento de produtos, vestíveis, usáveis e vendáveis. A coleção é desenvolvida de forma a ampliar os produtos com os coordenados da coleção e coordenados básicos. A silhueta básica da coleção é desenvolvida na sua tridimensionalidade adaptada aos tecidos pesquisados. Trabalhamos com a formação e ampliação de repertório teórico e técnico com o objetivo de formar ‘Criadores de Moda’.

- É possível em 24 horas- aulas?

SIM. É possível e viável. Através dos conhecimentos teóricos e práticos, assimilar e compreender a filosofia de trabalho aplicada nos processos de ‘Laboratório de Criação’ de Sandra Harabagi e na metodologia de modelagem adotada por Ana Lucia Niepceron ao somar conhecimentos de arquitetura à moulage.

Convidamos os interessados a se inscreverem pelo e-mail sandraharabagi@gmail.com, escolhendo um dos horários para comparecer à Palestra do dia 17 de SETEMBRO de 2015 às 14h30 ou às 18h00, que apresentará os cursos, a filosofia de trabalho a ser adotada e as metodologias aplicadas.

Curso:- De 22.09.2015 à 10.11.2015 | Das 18h00 às 21h00 | 3ª Feiras.

Ou        De 23.09.2015 à 11.11.2015 | Das 14h30 às 17h30 | 4ª Feiras.

Total de 27 Horas.Aula | Valor R$980,00

A vista com 10% de desconto R$ 882,00 ou em 03 parcelas de R$327,00 pelo PagSeguro.

ENDEREÇO:- Rua Talmud Thora,77 – Sala02. Bom Retiro. São Paulo. SP.

 

 

CURSO CRIAÇÃO E PLANEJAMENTO DE COLEÇÃO. A HISTÓRIA DA MODA COMO 1ª INFLUÊNCIA NA CRIAÇÃO DE UMA COLEÇÃO DE MODA





CRIAÇÃO E PLANEJAMENTO DE COLEÇÃO 

A HISTÓRIA DA MODA COMO PRIMEIRA INFLUÊNCIA NA CRIAÇÃO E NO PLANEJAMENTO DE COLEÇÃO.

A MODELAGEM CONCRETIZANDO O DESENVOLVIMENTO DOS PRODUTOS  

- Como é possível uma silhueta narrada pela História da Moda na Década de 1960, ser o primeiro passo dado para um ‘Processo de Criação’ no ‘Planejamento de uma Coleção’ e ainda culminar com o aprendizado da modelagem de uma das criações?

É assim que oferecemos este curso a estudantes e todos aqueles interessados na área de Moda.

Os Profissionais convidados que estarão no curso por ordem de entrada são: João Braga, Sandra Harabagi, Ana Lucia Niepceron.

- QUAL É O DIFERENCIAL DESTE CURSO? - Por que a década de 60?

É uma década riquíssima em acontecimentos e grandes transformações, nos oferece silhuetas como base de corpo que favorecerá a criação e o aprendizado da modelagem. O curso oferece orientação individual para desenvolvimento de ‘Processos Criativos’ gerando a oportunidade da descoberta de uma identidade, a procura de uma assinatura na criação com desenvolvimento de produtos, vestíveis, usáveis e vendáveis. Trabalhamos com a formação e ampliação de repertório teórico e técnico com o objetivo de formar ‘Criadores de Moda’.

- É possível em 27 horas- aulas abranger um processo tão complexo?

SIM. É possível e viável. Através dos conhecimentos teóricos ministrados pelo mestre João Braga, assimilar e compreender a filosofia de trabalho aplicada nos processos de ‘Laboratório de Criação’ de Sandra Harabagi e na metodologia de modelagem adotada por Ana Lucia Niepceron ao somar conhecimentos de arquitetura à moulage.

Convidamos os interessados a se inscreverem pelo e-mail sandraharabagi@gmail.com, escolhendo um dos horários para comparecer à Palestra do dia 17 de SETEMBRO de 2015 às 14h30 ou às 18h00, que apresentará os cursos, a filosofia de trabalho a ser adotada e as metodologias aplicadas.

Curso:- De 22.09.2015 à 15.10.2015 | Das 14h30 às 17h30 | 3ª e 5ª Feiras.

Ou        De 20.10.2015 à 13.11.2015 | Das 14h30 às 17h30 | 3ª e 5ª Feiras.

Total de 27 Horas.Aula | Valor R$930,00

A vista com 10% de desconto R$ 837,00 ou em 03 parcelas de R$310,00 pelo PagSeguro.

ENDEREÇO:- Rua Talmud Thora,77 – Sala02. Bom Retiro. São Paulo. SP.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Um Primeiro Contato




Para ‘criar’ Moda é preciso saber do passado, viver intensamente o presente, para assim poder prospectar o futuro.


NESTE  INSTANTE  PRESENTE,  NESTE  PRESENTE INSTANTE


“A história é objeto de uma construção cujo lugar não é o tempo homogêneo e vazio mas um tempo saturado de agoras”.    Walter Benjamin



Nesta nova página terei a oportunidade de discorrer sobre o que venho, pesquisando, refletindo, ponderando, debatendo, nestes vinte e oito anos convivendo e contribuindo com a área de Moda no Brasil, tanto no que diz respeito à criação de cursos, como na formação de estudantes em cursos de graduação, pós-graduação e na convivência com empresários de diversos segmentos. 

Tenho plena consciência de não ser nada tão simples assim, falar de assuntos tão delicados e já muito debatidos por especialistas e profissionais desta área que chama atenção de muitos por gerar impressão de ‘glamour’. 

São longos anos de estudos, de análise, de observação no campo de:- Desenvolvimentos de Processos Criativos em Moda; Moda X Cópia; Moda com Assinatura; Moda com Identidade; Formação dos Profissionais de Moda; Mercado de Moda no Brasil; Atuação dos Profissionais de Mercado; Como é Realizada a Seleção dos Profissionais de Moda e como são Contratados; Nível Salarial do Profissional de Moda; Organização e Funcionamento das Empresas, Empreendedorismo, Exportação, Importação; etc... . Todas estas colocações e mais dezenas delas, são questões diárias discutidas com interrogações também diárias nem sempre com animadoras respostas.

Continuo acreditando que, para estudar e trabalhar com ‘Criação em Moda’, independente da área de atuação, considero todo profissional de Moda, ‘um criador’, não importa a área que atue nem a hierarquia, é preciso:-

- Estar Vivo... . Ser Ativo... . Estar Atento... . Ser Interessado Em Tudo Que Esteja A Sua Volta... . Viver Intensamente... . Ter Humildade Para Aprender... . Ouvir... . Sentir... . Viver... . Muitas Vezes Morrer Para Poder Renascer... .

 - Pergunto:- é possível isto acontecer???...  . - Só você poderá responder, não é mesmo?... .

- Faço outra pergunta:- Será que hoje não estamos precisando olhar a nossa volta de uma forma mais carinhosa e sincera?!?!... .

- Deixo uma resposta, num sentido bem simples... . Sim, para poder Sobreviver!... . Sobreviver = continuar a viver, continuar a existir, perdurar, viver... como humanoides neste planeta Terra.

Minha ideia é fazer desse espaço, um lugar para conversar, refletir, trocar experiências com todos àqueles que considerarem interessante estar por aqui de quando em quando.

Sejam bem vindos.

Assim Acredito Assim Prospecto

(Do latim prospectu-, <visto ao longe>, particípio passado de prospicere, <ver para frente>)    

Sandra Harabagi